Não se deve compará-lo a outras crianças, já que cada um tem o seu próprio ritmo, assim como alguns engatinham primeiramente e outros já pulam esta etapa e se equilibram nos móveis em busca de apoio.
O importante é que o ambiente esteja protegido para os primeiros passos, já que as quedas são constantes. Não esqueça que o famoso andador não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, que o condenam a causar acidentes graves e atrasar o desenvolvimento psicomotor das crianças.
"O andador faz a criança pular etapas, evitando que ela engatinhe e, pior, levando mais tempo para ficar de pé. Além disso, há casos graves de crianças hospitalizadas com queimaduras, intoxicação e, principalmente, por quedas, porque o andador facilita o acesso a lugares perigosos", afirma o ortopedista pediátrico Rui Maciel de Godoy Jr., do departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP.
Deixar a criança explorar o terreno, (você deve estar sempre vigiando) incentiva-la afastando e chamando a criança até você, segurar as mãos e caminhar junto do bebê e transmitir segurança, corrigindo de forma carinhosa e sem broncas, são ótimas dicas para você incentivar o seu bebê a dar os primeiros passos.
Fonte: http://mulher.uol.com.br/gravidez-e-filhos/noticias/redacao/2013/06/11/esqueca-o-andador-veja-como-estimular-seu-filho-a-andar-sem-ele.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário