Páginas

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Saúde - Hidroginástica para gestantes

Foi-se o tempo em que a mulher grávida precisava ficar quase em repouso. Hoje, a medicina já comprovou que se manter ativa é saudável, faz bem para o feto e ajuda o corpo da mãe a voltar à forma mais rapidamente depois da gestação.

Pequenas adaptações

Em outras palavras, é preciso fazer algumas adaptações para que a gestante não sofra complicações provocadas pelo esforço. Acontece que, para facilitar a passagem do feto na hora do parto, o organismo produz uma dose alta de relaxina, um hormônio que alarga as articulações, aumenta a flexibilidade e dá mais mobilidade à bacia. A questão é que o corpo inteiro - todos os ligamentos de todas as articulações - também se afrouxa. Aí mora o perigo. Tornozelos, joelhos, ombros e coluna ficam muito suscetíveis a lesões. O equilíbrio também fica prejudicado, já que o centro de gravidade muda.


As vantagens da hidroginástica

Para evitar torções e sobrecarga, a atividade sugerida pela maioria dos especialistas é a hidroginástica. Ela trabalha todos os músculos sem provocar impacto nas articulações. No entanto, preste atenção: para que o exercício cause o efeito desejado - queima calórica, treinamento cardiovascular e resistência muscular -, você precisa sair cansada (não ofegante) da aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque