Páginas

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Papais também podem ter melancolia pós-parto?

Sim, os pais estão vulneráveis a sentir emoções semelhantes às das mães, e há até algumas pesquisas indicando que eles também podem sofrer de depressão após o nascimento do bebê. Este, aliás, é um dos motivos que provam que a melancolia pós-parto não é apenas provocada por mudanças hormonais.

Muitos fatores podem contribuir para esse tipo de sensação, entre eles:
Medo da paternidade (preocupação com as novas responsabilidades ou com a perda da liberdade, por exemplo);
Receios financeiros (estresse com as despesas extras ou com a possibilidade de se tornar o único provedor da casa);
Ansiedade sobre seu novo papel (Será que serei um bom pai? Será que serei igualzinho ao meu pai?)

Para piorar o quadro, muitos homens são criados para não expor seus sentimentos e se fecham completamente nos momentos mais difíceis. Infelizmente, o silêncio em uma hora assim só agrava o estresse. Tente conversar com sua parceira, um irmão ou um amigo sobre o que se passa na sua vida. Ao expressar suas angústias, você tende a ter uma perspectiva mais clara das coisas, além de um ombro amigo para se apoiar e ajudá-lo a se sentir melhor.

Em alguns casos, o estado de espírito dos pais supera a melancolia e vira uma depressão de verdade. A depressão é uma condição clínica que pode e deve ser tratada. .

Assim como as mães, os pais precisam de apoio, conforto, palavras de confiança e um ambiente seguro para que possam falar de suas preocupações. Converse abertamente com sua companheira sobre as grandes mudanças que ocorreram na vida de vocês desde a chegada do bebê. Não tenha medo de pedir um pouco de atenção extra de sua mulher também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque