Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dica Baby: Dicas para o cuidado diário da pele do baby

Manter a pele do bebê nem sempre é uma tarefa fácil, requer um atenção especial.. De acordo com publicação divulgada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, somente a partir dos 3 anos de idade, em média, a pele do bebê se assemelha a do adulto. Além de fatores ambientais e genéticos, hábitos de higiene inadequados ou a exposição excessiva ao sol podem prejudicar a saúde do maior órgão do corpo humano. Reunimos oito dicas para deixar os pequenos lindos, cheirosos e cheios de saúde.

Manter a barreira de proteção
Os problemas na pele das crianças são mais visíveis quando a barreira epidérmica é quebrada. Por isso é fundamental cultivar a pele da criança intacta, evitando: contato com agentes que provocam irritação, desidratação, alteração da flora bacteriana cutânea, fricção e queimadura de sol.

Olho constante na fralda
A pele úmida e sob pressão favorece o aparecimento da chamada dermatite das fraldas. A presença de urina e de fezes altera o pH, fragilizando os mecanismos naturais de defesa. O segredo é manter a fraldinha sempre seca.

Água em profusão, mas sem muita profundidade
Cuidado com a quantidade de água na banheira. O recomendado é que o seu nível não ultrapasse a altura do quadril da criança sentada. Durante o banho, o corpo do bebê pode ser submerso, mas atenção à cabeça e ao pescoço, que devem ficar de fora.

Banho do recém-nascido é rápido
Para o recém-nascido, o banho deve ser breve. Os produtos de limpeza precisam ser apropriados ao pH da pele do neném e devem ter as quantidades mínimas de conservantes. O ideal é que a temperatura da água seja semelhante a do corpo. A banheira é considerada o local mais indicado e seguro para limpar o bebê. O banho de imersão é recomendado a partir de 34 semanas.

Corpo seco e quentinho
Imediatamente após o banho, uma toalha seca e suava deve recobrir o corpo da criança. A pele não deve ser esfregada durante a secagem. Leves toques, sem fricção, são recomendados pelos especialistas. Para evitar que as crianças pequenas percam temperatura, elas devem ser vestidas rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque