A primeira pergunta que toda mamãe e todo papai deve se fazer é: a partir de que momento o bebê pode ir à praia?
De acordo com os especialistas, a primeira ida à praia deve acontecer a partir dos 6 meses e aí entram os cuidados para o bem estar da criança. É preciso se atentar para os cuidados com a pele, higienização e alimentação do bebê.
Confira algumas dicas para curtir a praia com o seu filho sem nenhum receio:
Até que horas devo ficar na praia?
Evite a exposição da criança ao sol entre o horário das 10h e 16h (ou 11h e 17h no horário de verão), devido ao efeito nocivo dos raios ultravioleta na pele.
É aconselhável que os bebês com menos de 1 ano não fiquem expostos diretamente ao sol por mais de meia hora, ainda que seja no começo da manhã ou no final da tarde.
A dica é levar um guarda-sol ou procurar um local com bastante sombra para melhor acomodar-se. Outra dica é aproveitar que os bebês geralmente acordam cedo e passear neste horário, com a praia mais vazia e tranquila.
E o sal do mar, afeta a saúde do bebê?
Quanto a isso, não é preciso se preocupar. Seja a região considerada própria para banho, toda criança, a partir de 1 ano de idade, pode aproveitar o mar sem problema algum.
Uma dica de segurança neste caso é fazer o uso das piscinas de plástico, podendo ser preenchida com água doce. No entanto, é preciso fazer uma higienização ao decorrer do dia, por conta do xixi que a criança pode fazer na água.
E em relação à alimentação?
Quanto à alimentação, o recomendado é o mais natural possível. A dica então são os alimentos mais leves, bastantes frutas, água de coco e sucos naturais. Caso o seu filho tome mamadeira, é preciso preparar no local e nunca levar pronto.
O primeiro e mais importante objeto que não pode faltar na mala de viagem é o protetor solar. Converse com o seu pediatra e compre um protetor infantil, deixando a economia de lado e abusando deste item essencial para a pele da criança.
Atenção para os dias nublados, pois são os que mais queimam a pele do bebê.
Não se esqueça do repelente próprio para a idade da criança, que geralmente é permitido apenas após os 2 anos de idade. Consulte o pediatra e sendo este o caso, vale a pena o uso das telas anti mosquitos, no carrinho e berço.
Outros itens essenciais são as fraldas de piscina, roupas leves, claras, chapéus com abas, toalhas e lenços umedecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário