Mesmo com grande parte das pessoas julgando como mero capricho da gestante, existem sim fatores que podem determinar esses desejos, que acontecem geralmente no início da gestação, como as alterações de hormônios, também responsáveis pelos enjoos.
Os responsáveis pela alteração do apetite e a mudança do ph da boca são os hormônios prolactina e progesterona, levando a gestante comer alimentos que antes não gostava ou ingerir alimentos com sabores estranhos. Algumas gestantes até desgostam de suas comidas favoritas. As carências nutricionais também tem sua dose de culpa, levando o cérebro da gestante a procurar alimentos que contenham nutrientes que estão em falta no organismo e para o desenvolvimento do bebê.
Além destes fatores, a insegurança e a carência também são responsáveis, já que sensibilidade está à flor da pele, fazendo com que a mulher se sinta feia, precisando de carinho redobrado. Essa sensibilidade provoca o desejo estranho da gestante e põe “à prova” a atenção do companheiro que tem que se desdobrar para realizar o desejo da amada. Assim, a futura mamãe se sente mais segura já que seu companheiro fez de tudo para satisfazê-la. Coisas da gravidez.
Comer libera substâncias no organismo que dão prazer e melhoram o humor, mas devem ser tomados todos os cuidados para não engordar mais do que se deve, já que o ideal são cerca de 12 quilos para não afetar a saúde da mamãe e do bebê. O indicado é procurar um nutricionista para suprir todas as carências nutricionais, assim como evitar substâncias que possam ser nocivas aos bebês. Ah, não se preocupe, o baby não vai nascer com cara de jaca. :)
Fonte: Guia do Bebê
Nenhum comentário:
Postar um comentário