Páginas

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Saúde: O que fazer quando a febre aparece

Você percebe que seu filho está quente, coloca o termômetro e logo vem o resultado: ele está com febre. Com a confirmação também aparece um caminhão de preocupações: o que devo fazer? Melhor medicá-lo logo? Será que está doente?
A febre é amiga. Ela faz parte da defesa do organismo e ajuda a combater os eventuais invasores.

Mantenha-o em repouso, longe de agitação.
- Vista-o com roupas leves.
- Fique por perto para ajudá-lo, observar a evolução da febre e dar muito carinho.
- Mantenha-o hidratado. Dê preferência para água e água de coco.
- Ofereça alimentos como sopa de legumes, arroz e macarrão.
- Para os lanches, sirva bolachas simples de água e sal ou maisena, torradas com geleias de frutas e frutas cozidas ou assadas.
- Banho morno ajuda a baixar a febre e faz com que a criança melhore o mal-estar. Ao contrário das medicações antitérmicas, o banho abaixa a febre de forma gradual, sendo, assim, mais seguro.

Procurando o médico 
Se, além da febre, seu filho apresentar sintomas como queda do estado geral, irritabilidade extrema (principalmente em bebês), muita sonolência, vômitos, dores de cabeça ou convulsões, procure o atendimento em um pronto socorro, aconselha Silvia. Se a febre durar mais de 48 horas, procure a orientação do seu pediatra.
No caso de bebês recém-nascidos até 3 meses, vá ao médico logo no primeiro pico de febre. A febre em bebês também pode ser causada por desidratação ou por aquecimento excessivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque